Pular para o conteúdo principal

Codajás!!!Uma festa sem festa. BASTA!


Chego de Codajás.
Feliz por ter encontrado toda a minha família bem e todos produtivos.
Triste pela perseguição política instalada contra a minha família e tantos outros do meu município.
Isto parece coisa de Ditadura em pleno século XXI.
Minha cidade uma faixa de Gaza.
Nunca esteve tão feia como está agora.
Uma podridão sem fim, um descaso generalizado.
Violência, cidade destruída, população sem perspectiva.
E tudo isso na Beirada do Solimões.
E todos a Beira da Loucura.
Empreendimentos que escondem a cidade para tapar a porcaria exagerada que se encontra.

Nunca me manifesto.
Mas aqui o faço. Por amor e pela causa.
Lutei para vencer na cidade grande, assim como minha família luta diariamente para se manter onde quer que estejam.
Se recebi ajuda de alguém, esta ajuda agradeço, mas certamente, em minha profissão me firmei pelo talento e competência. 
Doeu e ainda dói. 
Mas não corro do pau.
Se admiro pela decência e caráter do pai e mãe que criaram a mim e meus 9 irmãos parentes e eternos amigos, dou o descrédito 'as ações das últimas administrações.

Não sou política.
Nasci dentro dela.
Vi meu pai largar Manaus e seguir o caminho de seu pai, Ophir Sobreira de Lavor Paes Barreto.
Uma mãe, filha de um dos primeiros comerciantes do local, José Libertalino de Souza, casarem e juntos construírem a base de muito amor e lágrimas histórias. Cinema, boate, cuidaram da tv local, professor, funcionário da Cosama, regatão com seu sogro e minha mãe, lavadeira e cozinheira de sua mãe, secretária de escola, costureira dos filhos e cuidar de todos nós junto com o papai. Hoje como tantos moradores e familiares daquela cidade, honrados e batalhadores nós estamos todos vivos e criados.

Não cuspam na cidade, ela não merece.
Participo a vida inteira de política e não de politicagem. Cresci com isso honra.
Vi meus avós, paternos e maternos elegerem a maioria dos políticos deste estado.
Vi meus pais fazerem o mesmo.
Ví amigos também.
Respeito e faço o meu trabalho. 
Cabe cada um fazer o seu. 
E ainda querem bagunçar com família descente.
Somos unidos e passaremos por mais uma, e juntos, a família Sobreira e a família de Codajás, iremos vencer e tocar mais e mais o ------> "Jazz do Açaí" mundo a fora.

Viva a Liberdade de Expressão.
Tatiana Sobreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpos estranhos

Iniciamos a contagem para menos um dia do ano de 2024. Digitei no Google as primeiras palavras que vieram a minha mente: Corpos estranhos. Eis a definição que aparece de cara:  " Os corpos estranhos são  objetos ingeridos que podem ficar presos no trato digestivo, podendo até mesmo perfurá-lo . Os corpos estranhos podem ser engolidos de maneira acidental ou intencional. Os corpos estranhos podem vir ou não a causar sintomas, dependendo de onde eles ficaram presos." Tem tanta compreenção em uma frase tão direta, crua, nua e até invasiva. Revira por dentro e revela o nosso íntimo. Sempre no início de um novo ano somos impulsionados a continuar, a fazer parte de um corpo estranho que carregamos e moldamos por décadas e que de uma hora para outra nos causa a sensação de que algo ficou preso pelo meio do caminho, subindo e descendo, perfurando a cabeça, estômago, coração, alma e sanidade de todos. Engolimos cada pedacinho, conscientes ou não, desse acidente que teima em querer par

A secura na boca

Faz tanto tempo que não escrevo. Será que as palavras esqueceram de mim? Em que momento elas foram saindo devagarinho de dentro do meu coração e dos meus pensamentos? Percebo que querem habitar outras partes do meu corpo. A inquietude delas fez a dor existir nos meus ossos.  Dor nos pés cansados de caminhar com elas por horas e em busca de um litro de lágrima que ficou perdida em meio a chuva torrencial no corpo da Amazônia.  A secura na boca empobreceu o vocabulário. Sem ditado, eu renunciei a complexidade dos textos eruditos. Meia palavra basta. Sem interesse para ouvir as conversas alheias, a crueza delas expôs todos os hipócritas de cabeça oca, vazia e sem brilho. As palavras sumiram na escuridão e ficaram quietas. Voltaram a dormir em mim sem papel, caneta e ilusão.

Terça parte de nós

      Quem sabe um dia os olhos humanos conseguirão ser os olhos do universo. Talvez consigam olhar mais de perto e sem serem vistos pela multidão de pensamentos bisbilhoteiros. Hoje, o coração estourou o corpo, e arrebentou por dentro o cérebro.  Até esfaceleu, rumo corpo abaixo, de tanta emoção.  Numa grande canhoeira, o cérebro inundou, de dentro e pra fora, um corpo sem comando. Sem obedecer, controlar, sem existir e calcular, transformou-se num corpo que frui para bem distante do medo, sem pressa de esperar, sem pedir, sem acumular, somente indo, existindo, sendo e fazendo. Depois do amor resistiu arduamente. Mas somente, depois do amor. Lá no início dos sentidos, na perenidade, nasceu e fez moradia como companhia da imensidão. Atravessou e olhou de perto o ódio, a loucura e o esquecimento. Preencheu tantos espaços que ficou oco. Foi quando decidiu renascer sem nunca ter morrido. Por Tatiana Sobreira