Pular para o conteúdo principal

Um canto que conta a "Gana"



Que dia mais louco.
Estava tão agoniada no ponto de ônibus que não percebeu o momento exato que passou a sua condução
Estação lotada. Gente que não se acaba mais.
Que droga! Agora mais uma hora de espera até o próximo.
Aproveitou para esticar as pernas e andar um pouco pela cidade. 


Colocou os fones de ouvidos e debaixo daquela chuva fina caminhou.
A cidade estava encoberta pela famosa "chuva branca". Uma chuvinha leve que deixa a cidade com aspecto nebuloso. Pra quem mora em cidades tropicais era uma forma de imaginar neve onde o sol se faz rei.
Um frio arrepiou os poucos cabelos do rosto.
Adorava aquela sensação de pertencer ao nada em meio aquela multidão que corria nas calçadas para um lado e para o outro.
Não sabia se um dia iria se adaptar a convivência rural.
A cidade grande encantava.
As pessoas sempre tinham algo para fazer das suas vidas.
O desafio de se reinventar do homem nos grandes centros era o que mais animava um bom espirito combatente. Isso eu sabia bem ter.




Ela não recordava quando foi que aprendeu a falar.
Não passava pelo pensamento dela,andando ali, o dia exato em que percebeu que tinha uma voz que morava dentro e gritava sem parar.

Ela grita, ela é forte, ela tem "Gana".
Hoje foi o dia em que ofertaram essa palavra linda e outras mais.Como loucura, tesão de viver pela vida e pela morte da pessoa, e que não seria abandonada.
Hoje ela voltou a sorrir. Não lembrava mais quando havia sorrido.





Eu recordo de não ter sentado  em sala de aula para aprender o que meus ouvidos e olhos queriam ouvir e escolher para si.
Foi no dia a dia que a terra e alguns momentos com pessoas que fizeram a diferença no que me transformei.
O mundo por um bom tempo representou para mim.
Hoje olho para o mundo que foi o representante do que sou, e começo a ver que sou um mundo de coisas.
Um filme falou sobre quem come quem no mundo animal.
Não é somente o homem que tem ou deixa de ter emoções.
Todo organismo vive e é assim.
Tem os que escolhem em sua existência ser essência, e tem os que são existência com essência.
EU escolho a " Gana".
Quero essa essência.
Eu doo essa essência.

A buzina foi tão forte que a despertou.
Estava chegando próximo a sua casa.
O riso que estava em seus lábios valeu para entender que essa história ainda está somente no começo.
O que iniciou com um breve diálogo, e se tornou para além da carne, hoje está apenas ao passo de uma grande obra que está por vir.

Não acredito mais em futuros e previsões.
Hoje acredito na chuva e na "Gana" de viver.
Não com palavras cortantes ou duras, mas por um texto contínuo dentro dos dias e nos debates ricos que precisamos voltar a ter.
Isso sim é saber sobrepor e se reconstituir para a continuação de uma existência real.
Minhas professoras, professores e colegas talvez não tenham percebido.
Nem eu os percebi.
Vi foi o que minha existência dizia: Além de tudo isso aqui , tem um que de algo mais bem ali. Vá lá e descubra.



Ela ainda não encontrou a fórmula para saber do que foi constituída pelo mundo.
Ela percebeu que não tem modelo exato ou receita de como "um" se constitui, e se este "um" nasceu plenamente livre para escolher que "um" será no seu universo e no dos outros.
Ela esbarrou no seu "um" que encaixa.
Ela tem"Gana" de vida..

Cheguei em casa e sentada olhando pra chuva...agora sim. Um riso bem gostoso deixa a mente mais leve.
Como é bom saber que não está sozinha.

Ela espera a chuva passar, enquanto o seu pensamento, feliz das certezas que a aguardam, se acalma perante a bagunça que fez da sua vida.





Tenho dito

TS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O autor

Um dia, eu estava sentada na calçada da minha casa em Codajás, e um amigo que estudava com meus irmão mais velhos aproximou-se e veio jogar conversa fora. Sempre gostei de diálogos longos que mexessem a minha cabeça revirando meu cérebro. Esse amigo era esse tipo de prosa. No meio da conversa ele lança umas frases meio soltas e sem nexo, o tom quase gritando e exasperado.  Quem passasse pela frente da minha casa, olhando de longe, a conversa mais parecia um palanque para a vida dele ou um bate-boca. Disse: " Eu quero falar sobre a repetição da vida. Sobre a minha confissão, fantasia, imaginação...  Um caso que não é autoral. Eu apresento agora a distorção de histórias vividas ao meu lado, um plágio de dores, um exorcista de destinos. Inúmeros personagens abandonados pelo meio do caminho.  Um perturbação repleta de ausência, negligência, mais outro caso não autoral. Em cada olhar dirigido a mim, cada corpo que se apresentava, pareciam páginas reviradas e repletas de episód...

2024- afinal, finais!

2024- afinal, finais! Ano findando, tudo indo, tudo caminhando.  O que foi plantado vai fluindo e o que foi colhido, investindo e desfrutando. Agora seguimos adubando e replantando, para novamente criar, planejar e renascer.  Em meio a todo esse processo nasceram aprendizados com reflexões, inúmeros agradecimentos e outro tanto de promessas cumpridas, esquecidas e ainda aquelas que foram deletadas e até as que foram transferidas para um próximo ano.  Resta-nos uma certeza repleta de firmeza, com atitudes precisas e a força de boas vibrações. O 2024 também foi cheio de novidades, desafios com velhas e novas amizades, grandes parcerias e excelentes oportunidades. Foi um ano também com perdas irreparáveis, ganhos significativos e novos caminhos até então não sonhado e trilhado. Caminhos que foram se cruzando, desbravados. Estradas foram retomadas grandes parcerias certas foram firmadas e aplicadas. Um ano de contratos e proteção. Foi um ano onde a Amazônia contou a história ...

Ser Artista

O que é ser artista? Eu tenho algo em mim Que não foi parido ou inventado. Nasceu com raízes profundas e tem vida própria. Se move em todas as direções, não tem rota. Algo que acorda, não dorme.  É feito panela de pressão E com um rosário de ideias incontáveis, não se acanha diante do não. Dizem que ser artista é não se vangloriar quando a dificuldade vai embora. É um permanecer consciente da privação que molda diferenças cria belos e grandes aberrações. Ser artista é não ter medo do que nos acomete e nem do espelho. É sorrir e vestir a provocação saber que, o que sobra, são olhares de indiferença, assombro, "pertencimento" ou admiração. Como forma de blindagem da palavra, atitude e emoções ser artista é ser autêntico e não adotar a prática do fingimento e da imitação. Ser artista é ser demasiadamente humano, cientista, inventor, divinal e estar presente em todas as dimensões e planos. É não ser puritano e sentir a pureza mais profunda do plano divino e h...