Pular para o conteúdo principal

Gente da Floresta.....



foto (Ana Jatahy/Divulgação FAS)

SARACÁ, A FORMIGA BRANCA E BRAVA DA AMAZÔNIA.

No mês de Fevereiro, recebi um presente da Jacira Oliveira, Diretora do programa “Vozes da Floresta”, do qual faço parte da produção e apresentação, para executar uma pauta: cobertura da inauguração de um restaurante em uma RDS do Rio Negro, aqui do estado do Amazonas. Essa Reserva é uma dentre tantas que faz parte do maior programa ambiental do mundo promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), por meio do programa Bolsa Floresta e seus 4 componentes: Bolsa renda, social, associação, familiar. Atualmente são atendidas 15 Unidades de Conservação sendo, 11 reservas, 2 Resex, 1 APA e 1 Florest Maués.
A equipe da Tv Cultura passou cedo em meu prédio, às 7h30. No carro, eu, Cleber (cinegrafista) e Toga como motorista. Rumo ao Pier do Tropical Hotel, paramos no meio do caminho e tomamos aquele café com um bom sanduiche de tucumã e queijo qualho, o famoso x-caboquinho.
No Pier esperamos pela Presidente da Funtec Amazonas e saímos pontualmente às 9h. Como sempre ao navegar as águas do Rio Negro o silencio é o melhor companheiro. A beleza agiganta-se ao nosso redor, e qualquer som (além da voadeira) é desnecessário.
A reserva fica a 26 km de Manaus, e leva em média 1h30 de voadeira e faz parte das terras de Anavilhanas, o maior arquipélago de águas doce do mundo e um dos mais encantadores. Que visual! De cara, os comunitários a esperar na beira do barranco, tão ansiosos feito a nossa equipe para ver a hora mais esperada do dia “a inauguração do restaurante Encanto do Saracá”. O visual e quietude do local, os moradores de uma verdade estampada nos rostos, risos franco e tímido combinavam com a exuberância das terras a beira do Rio Negro.
A primeira pessoa a nos receber, como a todos os que ali chegam, é a figura mais emblemática do local. Uma mulher que decidiu adotar o local como seu há mais de 34 anos. Além de fundadora da Comunidade, divide a função de administradora do restaurante, professora, dona de casa e nas horas vagas, conselheira de todos.

Dona Raimunda Saracá, como a mesma afirma: “coisa melhor não há” é o retrato da mulher da região norte do País. Com uma beleza que vem de dentro e exala por todos os poros e olhares. Uma mistura negra, nordestina, índia, a cara do Brasil, a cara da Amazônia.



A cada momento no bate-papo que tivemos, ela mostrava detalhes entre menina, mulher e firmeza das Amazonas que fizeram essa Amazônia ser o que é. Uma emoção que aflora em lágrimas que escorrem dos olhos de uma guerreira em cada palavra de carinho que trocamos.
Aqui e acolá enquanto andávamos pela Comunidade, ela interferia na reunião entre moradores, presidente de associações de 19 comunidades do entorno, na fala de um vereador presente, junto aos moradores artesãos, na placa que estava sendo erguida e pregada na faixada do restaurante, e com orgulho, mostrando às crianças que dançavam quadrilhas e bumbás vestidas com adereços e fantasias a caráter e contando os minutos da chegada da próxima comitiva e convidados para a tão esperada hora da inauguração.

Quando menos esperamos ela desce as barranqueiras da comunidade ao avistar as lanchas ao se aproximarem do atracadouro, recepcionou com abraços e sorrisos emocionada com a ocasião. Almoço servido. Festa na Comunidade e histórias para contar.
Essas “Mulheres da Amazônia” feitas eu e você cabocla nortista, é que possuem o verdadeiro “olhar diferente sobre a Amazônia”.

Faz uma visita para esse povo da Comunidade do Saracá. Conheça a Dona Raimunda e sua família. Se tu és apreciador de um bom peixe, quietude e qualidade em atendimento, lá é o local certo. O Turismo Comunitário, certamente é uma das opções para o futuro da região.

Se tu não possuis barco, canoa, lancha, rabeta ou voadeira, vá até a Marina do Davi, próxima ao Tropical Hotel e pague por uma ida até o Saracá. Preço bom, viável e inesquecível. Que tal surpreender a gata ou a família?
Se for, vê se convida!
=)

Telefone Recanto do Saracá: (092) 91736049

Comentários

Lindoooooo, nada mais verdadeiro pra mostrar dona Saracá. Sou gaúcha e tive o privilegio de trabalhar nessa comunidade por 9 meses, minha vida foi transformada, amo cada pedacinho daquela comunidade, lavar roupa no rio, ter medo dos jacarés, acordar com um: Bom Dia Professora! Vindo da boca de crianças que a pouco não me conheciam, mas que no dia seguinte já faziam parte da minha vida...
Dona Saracá... dela o que dizer? Mãe, amiga, conselheira, professora... aprendi muito com ela.
E também da ralho, kkk Mas me fez crescer.
Amo o Saracá.

Postagens mais visitadas deste blog

O autor

Um dia, eu estava sentada na calçada da minha casa em Codajás, e um amigo que estudava com meus irmão mais velhos aproximou-se e veio jogar conversa fora. Sempre gostei de diálogos longos que mexessem a minha cabeça revirando meu cérebro. Esse amigo era esse tipo de prosa. No meio da conversa ele lança umas frases meio soltas e sem nexo, o tom quase gritando e exasperado.  Quem passasse pela frente da minha casa, olhando de longe, a conversa mais parecia um palanque para a vida dele ou um bate-boca. Disse: " Eu quero falar sobre a repetição da vida. Sobre a minha confissão, fantasia, imaginação...  Um caso que não é autoral. Eu apresento agora a distorção de histórias vividas ao meu lado, um plágio de dores, um exorcista de destinos. Inúmeros personagens abandonados pelo meio do caminho.  Um perturbação repleta de ausência, negligência, mais outro caso não autoral. Em cada olhar dirigido a mim, cada corpo que se apresentava, pareciam páginas reviradas e repletas de episód...

2024- afinal, finais!

2024- afinal, finais! Ano findando, tudo indo, tudo caminhando.  O que foi plantado vai fluindo e o que foi colhido, investindo e desfrutando. Agora seguimos adubando e replantando, para novamente criar, planejar e renascer.  Em meio a todo esse processo nasceram aprendizados com reflexões, inúmeros agradecimentos e outro tanto de promessas cumpridas, esquecidas e ainda aquelas que foram deletadas e até as que foram transferidas para um próximo ano.  Resta-nos uma certeza repleta de firmeza, com atitudes precisas e a força de boas vibrações. O 2024 também foi cheio de novidades, desafios com velhas e novas amizades, grandes parcerias e excelentes oportunidades. Foi um ano também com perdas irreparáveis, ganhos significativos e novos caminhos até então não sonhado e trilhado. Caminhos que foram se cruzando, desbravados. Estradas foram retomadas grandes parcerias certas foram firmadas e aplicadas. Um ano de contratos e proteção. Foi um ano onde a Amazônia contou a história ...

Ser Artista

O que é ser artista? Eu tenho algo em mim Que não foi parido ou inventado. Nasceu com raízes profundas e tem vida própria. Se move em todas as direções, não tem rota. Algo que acorda, não dorme.  É feito panela de pressão E com um rosário de ideias incontáveis, não se acanha diante do não. Dizem que ser artista é não se vangloriar quando a dificuldade vai embora. É um permanecer consciente da privação que molda diferenças cria belos e grandes aberrações. Ser artista é não ter medo do que nos acomete e nem do espelho. É sorrir e vestir a provocação saber que, o que sobra, são olhares de indiferença, assombro, "pertencimento" ou admiração. Como forma de blindagem da palavra, atitude e emoções ser artista é ser autêntico e não adotar a prática do fingimento e da imitação. Ser artista é ser demasiadamente humano, cientista, inventor, divinal e estar presente em todas as dimensões e planos. É não ser puritano e sentir a pureza mais profunda do plano divino e h...