Pular para o conteúdo principal

Amazônia x E-comerce

A internet, certamente, nos dias atuais é um dos melhores comércios.

O que antes parecia impossível, hoje com alguns clicks conseguimos não somente adquirir produtos e ter acesso a artesanatos de algumas regiões do Brasil e ainda como bônus adquirimos informações sobre cada um dos estados que nos fornecem maravilhas. Prova viva do que ainda nos reserva pela frente de um mercado silencioso e ágil, que as mídias tradicionais não exploram com profundidade.

Acreditando cada vez mais nesse potencial de mercado, alguns empresários do Norte do País, a exemplo o Estado do Pará, que caminha a frente em qualidade e lançamento, do que os demais estados do Norte do Brasil apresentam uma infinidade de artesanatos, sejam eles, brincos, produtos naturais orgânicos, artes plásticas, cerâmicas, cosméticos, canto, dança, entretenimento, atreladas a variadas atrações turísticas e hospedagens em lugares paradisíacos. Um contraponto. O Pará, como outros estados do Norte do Brasil, a cada dia que passa, como se sofressem uma praga conjunta, é assolado por explorações desenfreada do Pólo Madeireiro, extração em garimpos a céu aberto, exploração sexual infantil, conflitos de terras... E por ai vai. Mesmo com tudo e por tudo, o Pará não perde a sua beleza e particularidade.

Registro também, o estado do Amazonas que deu um salto em qualidade e produtos do seguimento, prometendo incrementar cada vez mais no setor. Apostas que virão em breve, não somente assinados com o aval da Zona Franca de Manaus, a citar a ousadia e parceria em centros de pesquisas, tanto do INPA, quanto do Emilio Goeldi, dois grandes centros de pesquisas na Amazônia que transformam o conhecimento popular por meio de seus estudos, possibilidades para atividades econômicas na Amazônia. E óbvio, parceiros como financiadores, Bancos e o apoio do SEBRAE, que preparam novos “empresários de Negócios da Amazônia”, trocando em miúdos, definitivamente, em “os empreendedores dos negócios da Amazônia”.

Precisam investir mais, abrir novas linhas de créditos, disponibilizarem acessos para a população, fomentar no Norte, novos horizontes. Negócios oriundos desses centros de pesquisas. Orientar o pequeno produtor a expandir o que aqui já exercem. Tornar municípios da região norte do país exportadores do seu produto. Resultado: renda para o ribeirinho a curto, médio e longo prazo. Uma forma de deixá-lo em sua terra natal e cuidar do que possui a milênios, o saber tradicional, o seu povo, a sua história.
Tudo com um click. Somente um é o inicio de uma viagem vasta pelo interior da Amazônia.
Decididamente é um Olhar diferente sobre a Amazônia.

Dos amazonidas para o mundo encurtar distâncias.
Ao meu ver o que parecia ser o principal entrave do desenvolvimento da Amazônia, caiu por terra faz tempo- “o desconhecimento”. Hoje, a realidade está ai, encurta distâncias e unifica continentes. Com as redes sociais midiatizou-se o entendimento e o acesso não somente para brasileiros, mas para o mundo ver e ouvir.

Te cuida Amazônia. Boa sorte.


Olhada básica para gamar. Eu estou apaixonada há 37 anos! Cada um dos sites abaixo é responsável por seu conteúdo.

www.copaamazonia.com.br
www.naturaisdaamazonia.com.br
www.amazonart.com.br
ritaprossi.com.br
www.amazonprodutos.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O autor

Um dia, eu estava sentada na calçada da minha casa em Codajás, e um amigo que estudava com meus irmão mais velhos aproximou-se e veio jogar conversa fora. Sempre gostei de diálogos longos que mexessem a minha cabeça revirando meu cérebro. Esse amigo era esse tipo de prosa. No meio da conversa ele lança umas frases meio soltas e sem nexo, o tom quase gritando e exasperado.  Quem passasse pela frente da minha casa, olhando de longe, a conversa mais parecia um palanque para a vida dele ou um bate-boca. Disse: " Eu quero falar sobre a repetição da vida. Sobre a minha confissão, fantasia, imaginação...  Um caso que não é autoral. Eu apresento agora a distorção de histórias vividas ao meu lado, um plágio de dores, um exorcista de destinos. Inúmeros personagens abandonados pelo meio do caminho.  Um perturbação repleta de ausência, negligência, mais outro caso não autoral. Em cada olhar dirigido a mim, cada corpo que se apresentava, pareciam páginas reviradas e repletas de episód...

2024- afinal, finais!

2024- afinal, finais! Ano findando, tudo indo, tudo caminhando.  O que foi plantado vai fluindo e o que foi colhido, investindo e desfrutando. Agora seguimos adubando e replantando, para novamente criar, planejar e renascer.  Em meio a todo esse processo nasceram aprendizados com reflexões, inúmeros agradecimentos e outro tanto de promessas cumpridas, esquecidas e ainda aquelas que foram deletadas e até as que foram transferidas para um próximo ano.  Resta-nos uma certeza repleta de firmeza, com atitudes precisas e a força de boas vibrações. O 2024 também foi cheio de novidades, desafios com velhas e novas amizades, grandes parcerias e excelentes oportunidades. Foi um ano também com perdas irreparáveis, ganhos significativos e novos caminhos até então não sonhado e trilhado. Caminhos que foram se cruzando, desbravados. Estradas foram retomadas grandes parcerias certas foram firmadas e aplicadas. Um ano de contratos e proteção. Foi um ano onde a Amazônia contou a história ...

Ser Artista

O que é ser artista? Eu tenho algo em mim Que não foi parido ou inventado. Nasceu com raízes profundas e tem vida própria. Se move em todas as direções, não tem rota. Algo que acorda, não dorme.  É feito panela de pressão E com um rosário de ideias incontáveis, não se acanha diante do não. Dizem que ser artista é não se vangloriar quando a dificuldade vai embora. É um permanecer consciente da privação que molda diferenças cria belos e grandes aberrações. Ser artista é não ter medo do que nos acomete e nem do espelho. É sorrir e vestir a provocação saber que, o que sobra, são olhares de indiferença, assombro, "pertencimento" ou admiração. Como forma de blindagem da palavra, atitude e emoções ser artista é ser autêntico e não adotar a prática do fingimento e da imitação. Ser artista é ser demasiadamente humano, cientista, inventor, divinal e estar presente em todas as dimensões e planos. É não ser puritano e sentir a pureza mais profunda do plano divino e h...