Pular para o conteúdo principal


AMAR OU NÃO AMOR?

Em uma das máximas do livro “O Pequeno Príncipe” de Antoine De Saint-exupery, é construído um paralelo entre amizade e compromisso, no qual resultam, responsabilidades invisíveis de co-dependência, ou seja, tornar-se responsável por tudo que despertamos em sentimentos e apegos sentimentais.

A liberdade apregoada por tantos filósofos e pensadores, acaba dissolvendo-se nesta comparação. O que foi ofertado de livre em seguir os caminhos e raciocínios enquanto viventes na terra parecem que necessariamente precisamos caminhar com cordas invisíveis de sentimentos gerados e proporcionados a outrem. Ora, que validade há em ofertar ao corpo e a mente a liberdade por meio do “conhecimento” se este se torna refém dos sentimentos?
Escrevem durante milênios, célebres e formosos estudiosos e admiradores do “Amor”, ressaltam que tal sentimento é a mais pura manifestação do Homem. Sentimento Divinizado em crenças, por meio de seus deuses e pela própria humanidade como o sentimento mais nobre e Universal. Dicionários o definem, como: “amor (ô) (latim amor, -oris) s. m.//1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou!atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (ex.: amor filial, amor materno)=!AFETO ≠ ÓDIO, REPULSA;. Sentimento intenso de !atração entre duas pessoas. = PAIXÃO;3. Ligação afetiva com outrem, incluindo geralmente também uma ligação de cariz sexual (ex.: ela tem um novo amor; anda de amores com o colega). (Também usado no plural.) = CASO, NAMORO, RELACIONAMENTO, ROMANCE,Ser que é amado;. Disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém (ex.: amor à humanidade, amor aos animais). ≠ DESPREZO, INDIFERENÇA; Entusiasmo ou grande interesse por algo (ex.: amor à natureza). = PAIXÃO ≠ AVERSÃO, DESINTERESSE, FOBIA, HORROR, ÓDIO, REPULSA; Coisa que é !objeto desse entusiasmo ou interesse (ex.: os livros eletrónicos são o meu amor mais recente). = PAIXÃO; Qualidade do que é suave ou delicado (ex.: faz isso com mais amor). = BRANDURA, DELICADEZA, SUAVIDADE; Pessoa considerada simpática, agradável ou a quem se quer agradar (ex.: ela é um amor; vem cá, amor). = QUERIDO; Coisa cuja aparência é considerada positiva ou agradável (ex.: o quarto dascrianças está um amor).; Ligação intensa de !caráter filosófico, religioso ou transcendente (ex.: amor de Deus). ≠ DESRESPEITO;. Grande dedicação ou cuidado (ex.: amor ao trabalho). = ZELO ≠ DESCUIDO, NEGLIGÊNCIA.”
Em todas as definições nota-se que há a característica de:
amor cortês: sentimento, frequente na literatura medieval, que se caracteriza por uma relação de vassalagem entre o cavaleiro e a sua amada.
amor livre: ligação afetiva que recusa as convenções sociais e as instituições legais, nomeadamente o casamento.
fazer amor: ter relações sexuais.
morrer de amor(es): gostar muito.
não morrer de amor(es): não gostar.
por amor à arte: de forma desinteressada.
ter amor a: dar importância a (ex.: se tens amor ao dinheiro, pensa melhor no que vais fazer).

Das definições acima citadas percebem-se o mais puro sentimento de vivência, de liberdade e de entrega sem retorno. O sentimento de dependência que desperta no ser que ama, necessita aprisionar-se para assim existir? Este sentimento nobre, chamado amor, difere de egoísmos que se instalam e mascarados em relações geram dependências e doenças que seguramente atrasam o aflorar e o exercício do “Conhecimento”. Sábia é a criança, que somente abre os braços e recebe a vida e o amor.

Tatiana Sobreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O autor

Um dia, eu estava sentada na calçada da minha casa em Codajás, e um amigo que estudava com meus irmão mais velhos aproximou-se e veio jogar conversa fora. Sempre gostei de diálogos longos que mexessem a minha cabeça revirando meu cérebro. Esse amigo era esse tipo de prosa. No meio da conversa ele lança umas frases meio soltas e sem nexo, o tom quase gritando e exasperado.  Quem passasse pela frente da minha casa, olhando de longe, a conversa mais parecia um palanque para a vida dele ou um bate-boca. Disse: " Eu quero falar sobre a repetição da vida. Sobre a minha confissão, fantasia, imaginação...  Um caso que não é autoral. Eu apresento agora a distorção de histórias vividas ao meu lado, um plágio de dores, um exorcista de destinos. Inúmeros personagens abandonados pelo meio do caminho.  Um perturbação repleta de ausência, negligência, mais outro caso não autoral. Em cada olhar dirigido a mim, cada corpo que se apresentava, pareciam páginas reviradas e repletas de episód...

2024- afinal, finais!

2024- afinal, finais! Ano findando, tudo indo, tudo caminhando.  O que foi plantado vai fluindo e o que foi colhido, investindo e desfrutando. Agora seguimos adubando e replantando, para novamente criar, planejar e renascer.  Em meio a todo esse processo nasceram aprendizados com reflexões, inúmeros agradecimentos e outro tanto de promessas cumpridas, esquecidas e ainda aquelas que foram deletadas e até as que foram transferidas para um próximo ano.  Resta-nos uma certeza repleta de firmeza, com atitudes precisas e a força de boas vibrações. O 2024 também foi cheio de novidades, desafios com velhas e novas amizades, grandes parcerias e excelentes oportunidades. Foi um ano também com perdas irreparáveis, ganhos significativos e novos caminhos até então não sonhado e trilhado. Caminhos que foram se cruzando, desbravados. Estradas foram retomadas grandes parcerias certas foram firmadas e aplicadas. Um ano de contratos e proteção. Foi um ano onde a Amazônia contou a história ...

Ser Artista

O que é ser artista? Eu tenho algo em mim Que não foi parido ou inventado. Nasceu com raízes profundas e tem vida própria. Se move em todas as direções, não tem rota. Algo que acorda, não dorme.  É feito panela de pressão E com um rosário de ideias incontáveis, não se acanha diante do não. Dizem que ser artista é não se vangloriar quando a dificuldade vai embora. É um permanecer consciente da privação que molda diferenças cria belos e grandes aberrações. Ser artista é não ter medo do que nos acomete e nem do espelho. É sorrir e vestir a provocação saber que, o que sobra, são olhares de indiferença, assombro, "pertencimento" ou admiração. Como forma de blindagem da palavra, atitude e emoções ser artista é ser autêntico e não adotar a prática do fingimento e da imitação. Ser artista é ser demasiadamente humano, cientista, inventor, divinal e estar presente em todas as dimensões e planos. É não ser puritano e sentir a pureza mais profunda do plano divino e h...