Pular para o conteúdo principal

Cozinha a Flor da Alegria do ser Humano!

  • Assim será intitulada esta postagem de hoje!

Sempre acreditei que o estado de vida de cada um de nós refletia-se no dia-a-dia de cada despertar e acordar...Mas, vai além!

Desafio então!

Já experimentou hoje cozinhar ao som de músicas bem diferentes? Se não hoje, que tal outro dia?

Cozinhar?


Você deve perguntar-me.

Mas o que cozinha tem haver com isso?


Bem, vamos lá!
Aprendi, através de vários anos de observação, que em nossa casa e principalmente na cozinha, residem todas as fórmulas da vida e do sossego de uma criatura. E observar um dos atos que adoro praticar, experimente, viu?


Bem, retornando a cozinha...

Na cozinha associam-se vários ingredientes, temperos, magias para sua sorte.
Sorte sim. No amar, no chorar, no adicionar, retirar, limpar, ouvir, sentir, caminhar, sujar, molhar, secar, meditar! Santa Cozinha, viu? (risos)

  • E, um dos ingredientes que mais aprecio,também, é o Amor.

Lá neste pequeno espaço de pias e fogões, redescobri minha flor principal!

A flor de minha vida.

A de transformar alimentos em estado bruto, para o da arte do paladar, no contexto visual, olfativo, e degustativo.
Mesmo vindo de um berço, onde a culinária se fazia necessária, nunca havia apreciado como uma verdadeira obra de arte. Somente como cosumidora de fato!
Enquanto eu ajustava um insignificante hiato em minha vida entre descobertas culinárias e descobertas pessoais, percebi que a da arte na/da cozinha estava entrelaçada com as artes do sexo e do amor.
Lá, na cozinha, entre folhas, temperos, suor, música, ritmos, vinhos, sempre me faz lembrar as preliminares do amor no sexo entre parceiros, e da união entre familiares e amigos que vem e vão em nossas vidas!

Parceiros que cozinham juntos, se tornam cúmplices na vida, em todos os instantes. Não castre a criatividade de seu parceiro e nem a sua!
Se permitir experimentar, é presentear-se na cozinha.
A Sabedoria de uma pessoa que gosta de aguçar seus dotes na culinária, se compara a Sabedoria Samurai.

É bem verdade que poucas mulheres em nossas terras Latino-Americanas, têm o privilégio em dividir ou apreciar o movimentar de um homem em sua cozinha a preparar no primeiro encontro um delicioso, simples e maravilhoso prato de saladas com acelga, cenoura, maçãs e regado a vinho tinto seco!
Além, de um delicioso aroma de pratos quentes e frios feito de peixes, saladas, queijos...tudo ao mesmo tempo. Agora imagine esta cena e de quebra, uma boa dose de música incomum, a citar algumas com sax, quem sabe um bom jazz, somente pra relaxar!
Simultâneamente, taças e mais taças de água e vinhos casados com bebericos e movimentos acompanhados de um bom diálogo leve, feliz e sensual! Aquele aroma a subir enebriando tudo!

Ah!! E as Especiarias?!

As especiarias misturadas a tudo isso, somam num forte candidato para a mais sensível das inteligentes das mulheres! Se bem que a verdade não seja dotada de pronto quando se trata da inversão.
Por ter-se acostumado, a mulher, sempre está a preparar os alimentos, poucos homens se tornam sensíveis a este ritual da culinária, achando-as comum em seus movimentos neste paraíso. Eu só lamento! não pelas queridas mulheres, mas, pelos tristes homens!

Mas, como sou esperançosa, vai uma dica para as Mulheres: se por ventura encontrarem nestas terra latinas um só que lhe veja na cozinha com tal ardor, cate-o e não largue-o!

Se ele não gostar de cozinhar e apreciar esta arte, ensine-o sem que ele perceba que está neste processo.
Direcione seu homem e se deixe direcionar culinariamente falando!

E a Família....


O Ritual da Culinária, se instala no seio de uma família também!
Descobrir e despertar em seus filhos os paladares e a arte da culinária, são uma das maiores democracias apresentadas no ocidente! Tradicionalmente o índio se sente confortável na execução de pratos simples! Mas, o ato de apreciar a culinária como arte, faz parecer um braço na educação do aconchego! Do colo!

Detalhe importante, filhos e pais na cozinha são igualmente ao companheirismo sereno e feliz! Amigos na cozinha, sinônimo de bons negócios!
Não falo de um ato simplesmente desmensurado na culinária, mas os elegantes cuidados e destrezas ao lidar com a arte em si.


A bela escolha de um refrescante suco e de águas sempre resfriadas em contraponto com a cozinha sempre quente e úmida. E de como eles, os familiares, amigos, amantes..., ficam bem em suas simples condições de amantes da gastronomia e não aqueles senhores chefes que desfilam com seus chapéus inusitados e no qual se dizem entendedores, especialistas Gourmet. Nada contra quem exerce esta profissão! Somente ser simples em casa! Relaxar na cozinha....Sentar no colo da Gastrônomia.

Ah!! Sem esquecer o bom vinho para a ocasião!

Aliás, vinho sempre em qualquer ocasião!
E ao descrever o paladar das saladas, em como foram utilizados a leves mãos os ingredientes dos pratos apresentados, tudo refere-se ao encanto sutil de sua forma de agir na vida!
Começo aqui, a desfilar a minha.

A Cozinha a Flor da Alegria do ser Humano!

Deu-me vontade de postar uma simples receita na qual criei para meus doces filhos!
Chama-se...

Delícia!


Prepare-se!

Lembre-se a música tem que existir, de preferência à músicas alegres e festivas. Faz o coração soltar-se.....

Dê preferência as que você saiba cantar as melodias e que não ouve a tempos!

Vamos:
Ingredientes

06 bananas prata cortadas em rodelas

01 maçã cortadas em lascas finas

04 uvas cortadas ao meio e sem caroços

Leite condensado

Vinho tinto seco( de preferência o que você estiver a tomar)

Canela,

Cravo,

Manteiga com sal

Modo de preparo Doure a manteiga. Frite a banana e a maçã. Em seguida duas colheres de sopa bem generosas de leite condensado, deixe ferver, acrescente as uvas e a canela, mexendo tudo sempre, acrescente duas colheres de sopa de vinho tinto seco de sua preferência e apague o fogo. Despeje em um prato e decore com cravinhos!

Te digo, uma delícia. Palavra linda! Delícia!
Creio que por hoje termino minha postagem, lembrando que a Amazônia tem pratos e especiarias que mais pra frente te mostrarei como bem aproveitar em sua deliciosa Gastrônomia.
Boa sorte!


Me despeço por hoje!


P.S.: Se aventure na culinária com moderação! Causa vícios! rs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O autor

Um dia, eu estava sentada na calçada da minha casa em Codajás, e um amigo que estudava com meus irmão mais velhos aproximou-se e veio jogar conversa fora. Sempre gostei de diálogos longos que mexessem a minha cabeça revirando meu cérebro. Esse amigo era esse tipo de prosa. No meio da conversa ele lança umas frases meio soltas e sem nexo, o tom quase gritando e exasperado.  Quem passasse pela frente da minha casa, olhando de longe, a conversa mais parecia um palanque para a vida dele ou um bate-boca. Disse: " Eu quero falar sobre a repetição da vida. Sobre a minha confissão, fantasia, imaginação...  Um caso que não é autoral. Eu apresento agora a distorção de histórias vividas ao meu lado, um plágio de dores, um exorcista de destinos. Inúmeros personagens abandonados pelo meio do caminho.  Um perturbação repleta de ausência, negligência, mais outro caso não autoral. Em cada olhar dirigido a mim, cada corpo que se apresentava, pareciam páginas reviradas e repletas de episód...

2024- afinal, finais!

2024- afinal, finais! Ano findando, tudo indo, tudo caminhando.  O que foi plantado vai fluindo e o que foi colhido, investindo e desfrutando. Agora seguimos adubando e replantando, para novamente criar, planejar e renascer.  Em meio a todo esse processo nasceram aprendizados com reflexões, inúmeros agradecimentos e outro tanto de promessas cumpridas, esquecidas e ainda aquelas que foram deletadas e até as que foram transferidas para um próximo ano.  Resta-nos uma certeza repleta de firmeza, com atitudes precisas e a força de boas vibrações. O 2024 também foi cheio de novidades, desafios com velhas e novas amizades, grandes parcerias e excelentes oportunidades. Foi um ano também com perdas irreparáveis, ganhos significativos e novos caminhos até então não sonhado e trilhado. Caminhos que foram se cruzando, desbravados. Estradas foram retomadas grandes parcerias certas foram firmadas e aplicadas. Um ano de contratos e proteção. Foi um ano onde a Amazônia contou a história ...

Ser Artista

O que é ser artista? Eu tenho algo em mim Que não foi parido ou inventado. Nasceu com raízes profundas e tem vida própria. Se move em todas as direções, não tem rota. Algo que acorda, não dorme.  É feito panela de pressão E com um rosário de ideias incontáveis, não se acanha diante do não. Dizem que ser artista é não se vangloriar quando a dificuldade vai embora. É um permanecer consciente da privação que molda diferenças cria belos e grandes aberrações. Ser artista é não ter medo do que nos acomete e nem do espelho. É sorrir e vestir a provocação saber que, o que sobra, são olhares de indiferença, assombro, "pertencimento" ou admiração. Como forma de blindagem da palavra, atitude e emoções ser artista é ser autêntico e não adotar a prática do fingimento e da imitação. Ser artista é ser demasiadamente humano, cientista, inventor, divinal e estar presente em todas as dimensões e planos. É não ser puritano e sentir a pureza mais profunda do plano divino e h...